Notícias

1º de maio: Dia de Luta!

02/05/16

A diretoria do Sindicato dos Bancários do RN participou neste 1º de maio de um Ato Público na feira do Nova Natal. O dia do trabalhador foi lembrado pelos sindicatos filiados a CSP-Conlutas que realizaram uma manifestação lembrando que tempos ainda mais complicados para os trabalhadores se aproximam.

Se nos últimos 12 anos os trabalhadores viram o governo do PT fazer um governo de direita disfarçado por programas sociais, a proposta de Temer, que vislumbra ocupar a presidência da república muito em breve, é um total retrocesso para a classe trabalhadora.

História

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia, ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou imensa revolta.

No Brasil, a difusão da tradição de comemorar o 1º de Maio teve início no final do século XIX e propagou-se nos primeiros anos do século XX. A data surge a partir da influência dos socialistas pertencentes a II Internacional, que em seu primeiro congresso de 1889, em Paris, aprovou a paralisação do trabalho naquele dia e o caráter anual da manifestação. A primeira vez que a data foi comemorada no Brasil foi em 1891, com manifestações no Rio de Janeiro e em outras cidades. Para Michelle Perrot, a manifestação do Primeiro de Maio “ilustra o lado voluntário da construção de uma classe – a classe operária – à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da Festa.” O interesse de contribuir para a formação de uma consciência de classe entre os operários era um dos aspectos que estava por trás da instituição da data.