Notícias

Novo projeto do Santander gera acúmulo de função

06/07/16

De forma unilateral e sem qualquer negociação com os trabalhadores, o Santander está implementando um projeto que vai acrescentar o papel de “agente comercial” no dia a dia de alguns caixas, em outra spalavras, está legalizando o acúmulo de função. A mudança começou por Rio Grande do Sul e Paraná e já chegou a São Paulo e Minas Gerais, não irá demorar para aterrissar no RN.

Em rede interna, o banco divulgou que o “agente comercial deve alavancar os resultados da carteira de pessoa física e de pessoa jurídica e, em dia de pico, vai atuar como caixa”. Também informou que possui aproximadamente 8 mil caixas em todo o país e que 10% deles serão escolhidos pela empresa para executar a nova função, como sempre, uma ação paulatina, para evitar uma reação em massa dos trabalhadores.

A medida é ilegal e vai sobrecarregar os bancários e prejudicar ainda mais o atendimento ao público. Além de exercer sua função, o trabalhador vai exercer outras funções de outros cargos, de forma habitual, funções estas, que não foram previstas no contrato de trabalho.

O trabalhador passará a ter dupla função e, portanto, dupla responsabilidade. Vão aumentar a sobrecarga e a cobrança. Ele passa a ter meta comercial para cumprir, mas como fica essa meta quando ele tiver de ficar no caixa? O banco que vai indicar quem vai assumir o papel de ‘agente comercial’. Mais uma pressão sem deixar escolha para o trabalhador.

A falta de caixas no Santander já é um problema antigo e sempre denunciado pelo SEEB RN, ao invés de aumentar, o banco ainda vai sobrecarregar os que restaram. Estaremos monitorando a implantação do novo sistema.