Notícias

Bancários participam de Dia Nacional de Lutas contra retirada de direitos

16/08/16

O Sindicato dos Bancários participou na manhã desta terça-feira, 16 de um Ato Público do Dia Nacional de Lutas contra a retirada de direitos. A manifestação unificou as lutas de várias centrais sindicais contra os ataques do Governo Federal que ataca com projetos de leis desastrosos e reformas trabalhista e previdenciária.

Os bancários se uniram às demais categorias na luta contra a Reforma Previdenciária, que entre suas medidas, pretende aumentar o tempo de serviço para a aposentadoria. Atualmente, é necessário trabalhar 30 anos – no caso das mulheres – ou 35 anos – para homens – até a aposentadoria.

Outra mudança proposta que incomoda os trabalhadores é a Reforma Trabalhista, que pode aumentar a carga horária de serviço, e o projeto de lei 4330/2004, que facilita a terceirização dentro de empresas, inclusive da atividade-fim. Um ataque frontal aos bancários que poderão ser extintos em breve.

Ainda há outros ataques como os projetos de lei 257/2016 e 4567/2016, além da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241. O primeiro dispõe sobre a renegociação das dívidas dos Estados e do Distrito Federal, que deverá limitar os gastos das unidades da federação, afetar as folhas de pagamento e consequentemente a realização de concursos públicos.

 O segundo  retira a obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única dos blocos contratados pelo regime de partilha de produção no pré-sal. Quanto à PEC 241, deverá congelar por 20 anos das despesas com Saúde, Educação e Previdência Social prevista no texto da matéria.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.