Notícias

Audiência pública debate sobre ataques aos direitos trabalhistas

22/09/16

Há mais de uma semana sem sinal de negociação por parte da Fenaban, a greve chega em seu 17º dia nesta quinta-feira (22/09). Hoje acontecem manifestações em todo o Brasil no Dia Nacional de Paralisação contra os ataques do governo Temer. Para debater e promover uma reflexão com a população, o vereador Sandro Pimentel (PSOL-RN) realizou na manhã dessa quinta, a audiência pública “Como avançar nas conquistas sem perder direitos” na Câmara Municipal de Natal. O Sindicato dos Bancários do RN, representado pelo diretor Juvêncio Hemetério, fez parte da mesa de debate, que também contou com José Rebouças, da CSP Conlutas, Edson Lima, da Fasubra, Kelly Jane Pinheiro, do Sindsaúde-RN, e Aparecida Dantas, do Sintest-RN.

O debate transcorreu sobre o pacote de maldades que o Governo Temer está sendo implementado contra os trabalhadores para acúmulo de mais capital entre os empresários e banqueiros. Os projetos já estão a caminho com a reforma da previdência, que iguala a aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres, o PL 257, que limita planos de carreira, o PEC 241, que congela salários e o piso do magistério, o PLC 30 (antigo PL 4330) que está em tramitação no Senado e visa regularizar a terceirização da atividade-fim, entre outros ataques,  como o retrocesso da possibilidade de se trabalhar durante 12 horas por dia.

Para os participantes, é possível a luta unificada entre todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras. “É preciso vencê-los. Há a necessidade de unificação das lutas. Esse, sim, é o caminho rumo à greve geral”, disse Juvêncio.

E hoje a paralisação em Natal acontecerá às 15h em frente o IFRN da Av. Salgado Filho. “Precisamos nos organizar, ir pra rua fazer a pressão, é na rua que vamos mudar a conjuntura do país, pois esse governo está do lado dos patrões, e não dos trabalhadores”, acrescentou Aparecida Dantas, do Sintest-RN.