Notícias

Bancários se solidarizam às ocupações estudantis no RN

17/10/16

Os ataques do Governo Temer estão avançando com extrema rapidez. A PEC 241, que visa limitar investimentos na saúde e na educação durante os próximos 20 anos, é uma das agressões que estão mobilizando os trabalhadores e estudantes de todo país.  Na manhã desta segunda-feira (17/10), os diretores do SEEB-RN, Eduardo Xavier e Tarcísio Cavalcanti, visitaram a E.E. Augusto Severo em apoio à luta dos estudantes, que estão desde a terça-feira (11/10) ocupando a escola. Além do apoio político o Sindicato pretende colaborar financeiramente com a luta dos estudantes. A instituição está há cerca de dois meses fechada após recomendação do Ministério Público, sob o argumento de que possui grandes problemas estruturais, mas sem nenhuma previsão de reforma.           

Nos últimos anos foram fechadas mais de 20 escolas. Com a PEC 241, o que ficou ruim vai ficar ainda pior. E outras escolas estão indo pelo mesmo caminho, como é o caso do Anísio Teixeira e do Instituto Padre Miguelinho, que são escolas centenárias na capital potiguar. “Se agora tá assim, imagine após 20 anos sem investimento, como é que vai tá? Depois de dois anos, a escola vai tá um lixo! Não tem a mínima condição de ter mais investimentos. A educação não tem nem 4% do PIB do que é produzido pelos trabalhadores, enquanto que para a dívida pública tem 50%, e é isso o que a gente questiona: qual é a prioridade?”, disse Inaê Naiara da Uesp – União dos Estudantes Secundaristas Potiguares.     

Nenhum dinheiro foi cortado dos banqueiros, mas para os trabalhadores e para seus filhos só resta um futuro limitado como mão de obra barata. Por isso, o Sindicato dos Bancários se solidariza e apoia a luta dos estudantes, para barrar a PEC 241, a lei da terceirização, a reforma da previdência e a reforma do ensino médio.