Notícias

Assembleia debate condições da reestruturação no BB

30/11/16

Os bancários do Banco do Brasil se reuniram em assembleia na noite desta terça-feira, 29 de novembro, para debater a reestruturação no Banco e as implicações para a carreira de cada um. O encontro contou com a participação do advogado Marcus Viníciu da assessoria jurídica do Sindicato. Primeira atividade determinada pelos presentes será uma visita ao Procon para tentar uma ação nos moldes na movida no MA.

O advogado Macus Viníciu fez uma explanação sobre as medidas que estão sendo adotadas pontualmente para cada bancário que poderá sofrer com o descomissionamento e perda de função provocado pela reestruturação. Falou sobre as transferências à revelia fora da praça e ainda sobre sua impressão a respeito do Plano apresentado pelo BB. “Por experiência, podemos ver que o banco está efetuando uma ‘limpeza’, um ‘saneamento’ nas finanças para uma futura privatização”, avaliou.

Para o diretor do SEEB RN Juvêncio Hemetério a reestruturação já era esperada, mas ao vir concomitante com o PEAI torna o Plano uma chantagem com os colegas para aderirem à aposentadoria. “Você imagina as pessoas sendo transferidas, sem função, perdendo parte dos seus rendimentos, a pressão em cima daqueles que podem pedir a aposentadoria vai ser muito grande”, afirmou. Para ele, o PEAI proposto não apresenta grandes vantagens para os bancários.

O coordenador do Sindicato, Gilberto Monteiro, também avalia que a reestruturação é um ataque feroz contra os trabalhadores. E orienta os bancários a se informarem sobre cada mudança e procurarem o SEEB se precisar de qualquer apoio jurídico.

Ação do Procon no MA é vitoriosa

A Justiça do Maranhão suspendeu nesta terça-feira (29/11) o fechamento das agências do Banco do Brasil, em todo o Estado. A liminar foi concedida pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em julgamento de ação civil pública ajuizada pelo Procon/MA. 
Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o magistrado afirmou que o objetivo da decisão é “resguardar direitos dos consumidores e o patrimônio do próprio Banco do Brasil”.

O SEEB-MA parabenizou a iniciativa do Procon, bem como a decisão da Justiça, que impedirá o fechamento de 5 agências e a transformação de outras 8 em postos de atendimento bancário, no Maranhão, medida unilateral do Banco do Brasil, que causaria prejuízos sem precedentes aos bancários e à população maranhense.

Para o presidente do Sindicato, Eloy Natan, a decisão judicial fortalece a luta contra a reestruturação do Banco do Brasil. No entanto, é indispensável que, a partir de agora, os bancários do BB se mobilizem massivamente, a fim de construir uma greve nacional que enterre - de vez - esse ataque maléfico ao funcionalismo.