Notícias

Sindicato participa de audiência Pública sobre fechamento de agência do BB

12/12/16

O Sindicato dos Bancários do RN participou, na manhã desta segunda-feira (12/12), de Audiência Pública sobre o fechamento da agência 4301 do Banco do Brasil localizada na Av. Ayrton Senna.  O debate foi proposto pelo vereador Raniere Barbosa (PDT) que atendeu às solicitações dos moradores do bairro Neópolis e adjacências. Estiveram presentes os diretores Albertina Bertino, Izôlda Capistrano, Wellington Medeiros, Francisco Ribeiro (Chicão), Eduardo Xavier, Letto Luiz e o coordenador-geral Gilberto Monteiro, que fez parte da mesa. Representando o Banco do Brasil estava o superintendente  regional Ronaldo Oliveira e representantes do Procon.

Muito se tem falado sobre a "reestruturação" que o Banco do Brasil tem defendido nos últimos meses. O plano de colocar o lucro acima de tudo já está em prática, e com esse processo, as demissões e fechamento de agências vêm aumentando a cada dia, pegando muitos bancários e clientes de surpresa. Como foi o caso dos moradores do bairro Neópolis e adjacências ao receber a notícia de que a o Banco do Brasil da Ayrton Senna seria fechado e todo contingente de mais de cerca de 8 mil pessoas seria transferido para a agência de Candelária. Os moradores defendem a permanência da agência devido a vários fatores, dentre os quais a distância e o fato da superlotação que o banco de  Candelária receberá, já que esse problema é recorrente em todas as agências de Natal.

O Banco do Brasil argumenta que os clientes que aderem ao ambiente virtual só aumenta, e que há a necessidade de fechar essas agências, porém sem pensar no serviço social que o banco deveria prestar à população, muito menos na consideração com os clientes, que não têm acesso a smartphones, ou com os bancários, que estão perdendo suas funções.

Para Carlos Alberto Freire, diretor de fiscalização do Procon, o problema é muito mais profundo do que o fechamento das agências. A demanda de um banco sendo jogado pra outro, que já tem um demanda grande vai causar caos, "Tem que contratar mais, porque não tem como os bancários atenderem a todos e fornecerem um atendimento bom e eficiente", analisou Carlos Alberto.                       

O representante da associação de moradores da Coophab, falou sobre as dificuldades que os moradores, principalmente os idosos, vão enfrentar com a insegurança, pois a agência da Ayrton Senna fica ao lado de um posto policial, e a distância, já que o transporte público também é precário para a localidade. Outro problema é o caixa eletrônico, pois só tem dois caixas 24h dentro de um supermercado local que vive lotado.

O abaixo assinado foi feito pela população para tentar sensibilizar as autoridades. O vereador Raniere garantiu que após a audiência, será produzido um documento com tudo que foi relatado para tentar chegar a uma melhor solução e para não deixar a população desassistida.

“Nós do SEEB defendemos os trabalhadores e população. Somos contra essa medida do BB, porque nesse momento de crise econômica e política, não existe crise financeira nos bancos. O BB fechou o lucro dos últimos três trimestres em quase 7 bilhões de reais. E o que o banco quer é lucrar cada vez mais", salientou Gilberto Monteiro.