Notícias

Sindicato orienta sobre o que fazer ao receber a carta da Previ

02/02/17

Muitos aposentados do Banco do Brasil tem procurado o Sindicato dos Bancários do RN por estarem recebendo uma carta da Previ querendo “devolver” um dinheiro que teria recebido deste Sindicato de forma indevida. O Sindicato orienta que, quem receber a correspondência, deve procurar o setor jurídico da Entidade para receber a contestação administrativa que deverá ser encaminhada pelo próprio bancário à Previ.

Entenda o que ocorreu:

- Em 1999 o BB, de forma unilateral, cortou o benefício do anuênio.

- Em 2009 o benefício foi incorporado ao salário através de ação coletiva peticionada por este Sindicato. No ano seguinte, o juiz determinou que o Banco pagasse aos empregados a parte incontroversa referente ao anuênio não pago no período de 1999 a 2009, bem como recolher as obrigações sociais referentes a essa verba, inclusive para a Previ. E assim foi feito, exatamente para repercutir no benefício complementar dos empregados.

- Ao receber o valor o bancário abre mão da incorporação em sua aposentadoria, por isso o Sindicato orienta a contestação, cabendo ao empregado aceitar ou rejeitar o crédito efetuado judicialmente.