Notícias

Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce

09/10/17
Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. 
O movimento, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos sendo iluminador pela cor rosa associada à luta e cura da doença.
A prevenção do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém, fatores como excesso de peso corporal, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal são, em princípio, passíveis de mudança.
As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce (por isso é tão importante o autoexame) e o rastreamento (realizado por instituições de saúde em época de campanha).
Avanços recentes na medicina diagnóstica e nos tratamentos do câncer de mama garantem 95% de chances de cura nos casos diagnosticados precocemente.
Previna-se. Quanto antes descoberto, maiores as chances de cura.

LUTA BANCÁRIA

Mais revistas