Notícias

Congresso da CSP Conlutas aponta construção de Dia Nacional de Lutas

17/10/17

O SEEB RN levou uma delegação de onze bancários ao 3º Congresso Nacional da CSP Conlutas, Central Sindical a qual o Sindicato é filiado. A plenária final ocorreu no dia 15 e encerrou c o m i m p o r t a n t e s votações pelos cerca de 2 mil delegados e delegadas. Foram a voto propostas de r e s o l u ç õ e s s o b r e B a l a n ç o e R e o r g a n i z a ç ã o , Estatuto e Estrutura sindical.

A resolução aprovada sobre Balanço e Reorganização de n° 43 (Fortalecer a CSP Conlutas e estimular a r e o r g a n i z a ç ã o d a classe trabalhadora) reivindica o acerto na construção da Central e as lutas ao longo de sua história. “A nossa Central nasceu com vocação de luta e i n d e p e n d ê n c i a e m relação a governos e patrões, contra a c o n c i l i a ç ã o d e c l a s s e s , internacionalista e com uma estratégia s o c i a l i s t a ” , d i z trecho do texto.

Outros temas como a garantia de paridade na participação de mulheres na Secretaria Executiva Nacional da C e n t r a l , o posicionamento contra o Imposto Sindical e em d e f e s a d a autossustentação dos trabalhadores, sem intervenção do Estado, foram discutidos.

O tema ‘‘Imposto S i n d i c a l ’ ’ f o i inclusive defendido e m p l e n á r i o p e l o diretor do SEEB RN, Juvêncio Hemetério. ‘‘Há uma necessidade de acabar com o imposto sindical, pois atrela os sindicatos aos governos e patrões e p r e j u d i c a o e n f r e n t a m e n t o d a Conlutas com outras centrais em disputas sindicais. O fim do imposto diminui o p r o c e s s o d e fi n a n c i a m e n t o d o estado. Somos contra a c r i a ç ã o d a s c o n t r i b u i ç õ e s c o m p u l s ó r i a s ’ ’ , defendeu.

A plenária também a p r o v o u d i v e r s a s moções de apoio a lutas, greves, repúdio a perseguições, entre vários temas, e também encaminhou que todos o s r e l a t ó r i o s e p r o p o s t a s d e resoluções discutidas nos setoriais serão debatidos na primeira reunião da Coordenação N a c i o n a l d a C S P - C o n l u t a s a s e r realizada em breve.

A o fi n a l , a C o m i s s ã o d e Organização ressaltou que o 3° Congresso encerra vitorioso, com a participação de quase 2.600 pessoas durante quatro dias, com resoluções que garantem o perfil de i n d e p e n d ê n c i a , classismo sindical e p o p u l a r d a C S P - Conlutas.