Notícias

Vereadores se negam a prestar apoio ao MPT

17/10/17

No dia 5 de outubro de 2017 os vereadores de Natal recusaram emitir uma nota de apoio ao Ministério Público do Trabalho. Com apenas quatro votos favoráveis , oito negativos e três abstenções, os edis natalenses se abstiveram de emitir apoio à importante Instituição que vem sendo agredida pelo Grupo Guararapes Confecções S.A. devido ao apoio que está sendo dado aos trabalhadores em defesa de seus direitos.

A propositura de apoio foi feita pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL) e obteve o voto de Fernando Lucena (PT), Franklin Capistrano (PSB) e Luiz Almir (PR).

Entre os que votaram contra estão: Eriko Jácome (PODE), Dickson Junior (PSDB), Fulvio Salvio (SD), Kleber Fernandes (PDT), Nina Souza (PEN), Paulinho Freire (SD), Ubaldo Fernandes (PMDB) e ainda Felipe Alves (PMDB). Este último merece um destaque importante pois em sua fala defendeu que devemos "apoiar os empreendedores ’ ’ , deixando claro de que lado está. Engraçado é que nas eleições esses políticos rapidamente lembram e correm atrás dos votos dos trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários do RN reafirma seu apoio ao MPT.

Entenda o caso

O MPT, em especial a procuradora Ileana Neiva Mousinho, passou a ser atacado pelo Grupo Guararapes Confecções S.A. após ser denunciado e cobrado de uma multa no valor de R$ 37 milhões (10% de seu lucro em 2016) por usar mão de obra superexplorada em 12 cidades do interior do RN. O Grupo ainda é chamado a ser responsável pelos direitos trabalhistas dos funcionários das pequenas fábricas, que vêm sendo chamadas de facções, que fazem os mesmos serviços dos funcionários da fábrica, mas não possuem garantias trabalhistas.