Notícias

Bancos fecham devido à paralisação dos vigilantes

07/02/18

As agências bancárias de Natal permaneceram fechadas na manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro, devido à paralisação dos vigilantes que fazem a segurança dos locais. Os bancários permaneceram dentro das agências em expediente interno. O Sindicato dos Bancários do RN apoia o movimento dos vigilantes que estão em campanha salarial e correm o risco de, além de não avançar na negociação salarial, ter perdas consideráveis em decorrência da famigerada Reforma Trabalhista.

A paralisação de advertência acontece por causa das negociações relativas à negociação anual dos salários dos vigilantes. A data-base da categoria é o mês de fevereiro e, embora a pauta tenha sido apresentada em dezembro, até agora as empresas não teriam apresentado nenhuma proposta. A única coisa que eles têm é uma pauta de retirada de direitos da CLT. Eles querem contratar os vigilantes em horário intermitente, diminuir hora de almoço para meia-hora, além de reduzir o tempo de descanso.

O diretor do Sindicato dos Vigilantes (SindSegur), Agrício Enedino Gomes, ressalta que a paralisação é um movimento articulado com outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas e Sergipe. “As empresas são as mesmas em quase todos os estados do Nordeste. Estamos nos mobilizando para pressionar contra a retirada de direitos que está sendo proposta pelos patrões”, destaca.

A categoria quer reajuste da inflação mais 5% de ganho real. Atualmente, o salário-base dos vigilantes potiguares é de R$ 1.295. O movimento é articulado com vigilantes de outros seis estados.

Foto: Tainan Marques / FOQUE COMUNICAÇÃO