Notícias

Dia do trabalhador é pra lutar!

24/04/18

Na próxima segunda-feira, 30 de abril, o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte estará participando das atividades referentes ao dia do Trabalhador. O Ato Público terá concentração às 15h no calçadão da rua João Pessoa no centro de Natal.
O dia do trabalhador é uma data  para ressaltar a importância da defesa dos direitos dos trabalhadoras e fazer lembrar de tantos que morreram lutando para que a classe tivesse os direitos que possui hoje.
Direitos estes que estão sendo atacados de forma criminosa pelo governo neoliberal de Michel Temer que, servindo ao capital especulativo, vem massacrando a classe trabalhadora com a retirada de direitos e venda do patrimônio nacional.
Se faz urgente a unificação da classe trabalhadora, pois a cada momento de descuido mais um direito é atacado.
A Reforma Trabalhista em sua íntegra é totalmente prejudicial aos trabalhadores e seus efeitos nefastos já vêm sendo sentidos, como o aumento do desemprego, da precarização e perda de direitos. Mas algumas cláusulas são tão absurdas que o governo chegou a ensaiar um recuo, no ano passado, com a edição da Medida Provisória 808. Contudo, a MP perdeu a validade nesse 23 de abril e com isso vários ataques voltarão a ter vigência.
É o caso de cláusulas como a que permite que trabalhadoras grávidas trabalhem em locais insalubres (que fazem mal à saúde); que permite que empresas demitam funcionários efetivos para recontratá-los imediatamente como trabalhos intermitentes (com menores salários e menos direitos) e que permite que empresas possam mudar a jornada de trabalho para 12×36 apenas com um acordo direto com o trabalhador; entre outras.
Os bancários já se preparam para a Campanha Salarial 2018 que será uma batalha duríssima. A Frente Nacional de Oposição Bancária deve se reunir nos dias 1º e 2 de junho para definir a pauta alternativa, sem descartar as perdas históricas e exigindo o recuo dos bancos na retirada de direitos da categoria.
É hora de tomar as ruas e resistir. Em defesa dos direitos da Classe Trabalhadora, pelo arquivamento da Reforma da Previdência, Revogação da Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização, Fora Temer!