Notícias

Todo apoio à Chapa 1 nas eleições dos bancários do Maranhão

18/05/18

                Entre os dias 22 e 24/05, ocorrerão as eleições para a direção do Sindicato dos Bancários do MA, um dos mais combativos e de luta do país. A CHAPA 1 representa a atual gestão, democrática, combativa e que nunca deixou de lutar em nenhum dos governos que já passaram pelo país e pelo Maranhão, e que sempre atacaram os trabalhadores, independentemente do partido. A chapa 2 é da Contraf/Cut e CTB, e representa tudo o que os bancários não precisam à frente de suas entidades. A Contraf/CUT e CTB, ou seja, a Chapa 2, são responsáveis, entre outras coisas, pela traição sucessiva de greves ao longo de todos os 13 anos de governo do PT, em que o próprio Banco do Maranhão foi privatizado, indo parar nas mãos do Bradesco durante o governo Lula.

                A Chapa 2 é daqueles que fizeram o acordo bienal em 2016, e que significou um cheque em branco para os governos e os banqueiros massacrarem os trabalhadores. A onda de demissões de bancários, o fechamento em massa de agências e a perda de milhares de funções, com a respectiva redução de salários, é obra deste acordo de 2 anos, que impediu que houvesse Greve e luta em 2017. A Contraf/CUT e CTB, que montaram a Chapa 2, passaram 13 anos de braços cruzados diante da destruição de direitos trabalhistas e do rebaixamento do poder aquisitivo dos bancários e, quando se imaginava que lutariam para valer depois da derrubada de Dilma e da posse de seu vice, Michel Temer, foram ainda mais pelegos e aceitaram um péssimo acordo salarial, com perda real e sem nenhuma conquista da pauta de reivindicações, e ainda foram mais longe: entregaram a Temer e à Febraban uma trégua de 2 anos para que fizessem o que bem entendessem. O resultado é o sucateamento das condições de trabalho, o empobrecimento da categoria e a ameaça ao emprego.

                Por sermos contra o retrocesso e a volta destes grupos envolvidos em escândalos de corrupção sindical e que sempre atuaram contra os trabalhadores, e por defendermos uma luta de verdade neste e nos próximos anos, com uma greve forte que garanta nossas conquistas e demandas, apoiamos o trabalho sério e de base feito pela atual diretoria do SEEB-MA,  uma das poucas que fazem do sindicato uma ferramenta de resistência e ação, e não de cabide de emprego, trampolim eleitoral e como meio de vida, como são as entidades dirigidas pela Contraf/CUT e CTB.

TODO APOIO À CHAPA 1! Avançar e não retroceder!