Notícias

Lucratividade dos bancos continua blindada contra a crise

23/05/18

No dia 16 de maio a empresa de consultoria Economática divulgou uma pesquisa sobre a lucratividade de 26 setores da economia brasileira e destacou o desempenho do setor bancário.
‘‘O setor com maior lucro acumulado no primeiro trimestre de 2018, com 21 instituições, é o de bancos: os ganhos somados atingiram R$ 17,6 bilhões, crescimento de R$ 2,185 bilhões ou 14,2%’’.
Esses números mostram como banqueiros vêm surfando na crise financeira que assola o país e dá subsídio para os bancários na Campanha Salarial que se aproxima.
Os bancários vivem um de seus períodos mais difíceis, com redução de milhares de postos de trabalho em todos os bancos, ameaça a direitos históricos e deterioração geral das condições de trabalho.
Dois anos sem greve, resultado do acordo bianual de 2016 amarrado pela CONTRAF/CUT e ainda sabendo que encontrarão os banqueiros munidos das novas Leis Trabalhistas, fruto da Reforma encabeçada pelo deputado potiguar Rogério Marinho (PSDB), os bancários precisam vir fortes para a batalha.
A Campanha Salarial precisa ser trabalhada desde já. União da categoria e conscientização de que toda fraqueza será usada contra os trabalhadores.
14% de crescimento em três meses não é algo pequeno e precisa ser revertido para aqueles que carregam as empresas nas costas, se submetendo a uma sobrecarga cada dia maior.
Nenhum direito a menos! Vamos avançar nas conquistas!