Notícias

FNOB DEFINE PAUTA ALTERNATIVA

06/06/18
Ocorreu nos dias 1º e 2 de junho, em Belém (PA), o XV Encontro Nacional da Frente Nacional de Oposição Bancária. Estiveram presentes os sindicatos do RN, MA e Bauru (SP) e oposições de vários estados. 
No primeiro dia, ocorreu o Encontro Classista dos Trabalhadores que, além de bancários, reuniu outras categorias, como educação, saúde, metalúrgicos, correios, serviço público federal e movimento de luta contra as opressões.
Houve um rico debate sobre conjuntura refletindo o movimento que vive o país com uma série de greves, a  derrota da Reforma da Previdência, um governo que, mesmo estando em permanente crise, mantém os ataques aos trabalhadores.
A organização dos trabalhadores veio como resposta. Um exemplo claro disso foi a greve dos caminhoneiros. 
Cabe agora manter a luta pela deflagração da greve geral contra todos os ataques, reforma trabalhista, contra o aumento do custo de vida e apontando pra necessidade de haver uma organização pela base.
O segundo dia de debates tratou dos pontos específicos da Campanha Salarial dos Bancários. Reafirmando as pautas da FNOB, incluindo a luta contra a resolução 23 que atinge diretamente a saúde dos trabalhadores. Ainda foi debatida a estabilidade no emprego, manutenção de direitos, incorporação e ameaças da reforma trabalhista, e ainda atualizou o debate sobre índice e PLR.
Foi evidenciado que a campanha deste ano deverá contar com uma greve muito forte, pois há muita indignação e sobrecarga de trabalho na categoria. Além disso, como a greve do ano passada foi represada, as pessoas estão com gana de lutar. 
A pauta deverá ser entregue à Fenaban até o dia 20 de junho.

LUTA BANCÁRIA

Mais revistas