Notícias

Sindicato promove debate sobre situação da CASSI

11/06/18

Ocorre nesta quarta-feira, 13 de junho, no auditório do Sindicato dos Bancários do RN (av. Deodoro, 419, Petrópolis), a partir das 18h30, o debate CASSI: ESSA CONTA NÃO É NOSSA. Na ocasião, o Sindicato apresentará os argumentos contrários às mudanças estatutárias propostas pelo Banco do Brasil na Governança e custeio da CASSI. O evento contará com a participação de Ângelo Argondizzi, conselheiro eleito da CASSI.

O Banco do Brasil tem feito dezenas de reuniões nas agências para convencer seus funcionários a aprovarem a mudança estatutária que irá, segundo eles, “salvar a CASSI”. As mudanças propostas alteram o estatuto e por isso precisam ser submetidas a consulta do Corpo Social, que é o órgão máximo de deliberação, necessitando da aprovação de pelo menos 2/3 do número de votantes.

Mas sabemos desde sempre que, o que é bom pro banco nem sempre é melhor para os trabalhadores, afinal, é sempre retirando direitos que eles conseguem ampliar seus lucros. Para um bancário conseguir se ausentar, até mesmo por motivo de saúde é uma burocracia sem limites, é exigido do funcionário foco e dedicação total, de repente, todos podem parar para ouvir os argumentos do banco. Sempre é bom desconfiar.

O Banco apresentou uma proposta e devido à resistência encontrada resolveu apresentar uma segunda proposta. A nova “proposta” do BB não altera significativamente a primeira. Quebra o princípio da solidariedade, aumenta a contribuição do associado de 3% para 4%, institui a cobrança por dependente por critério que penaliza mais os salários e aposentadorias menores.

Participe do debate, conheça as propostas do Sindicato e tire todas as suas dúvidas.