Notícias

Campanha Salarial: PAUTA ENTREGUE

18/06/18

O coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do RN, Gilberto Monteiro, esteve em São Paulo no dia 14 de junho para entrega da Pauta de Reivindicações da FNOB. Ele esteve acompanhado dos sindicalistas Gerlane Pimenta (SEEB MA) e Priscila Rodrigues e Alexandre Morales (SEEB Bauru).
O documento foi entregue a Nicolino Eugênio da Silva Júnior, representante da Fenaban, João Gimenez, do BB, e Marcus Aurelius Mirandola, da Caixa. Após alguns anos sem receber a pauta da FNOB, dessa vez o BB mudou de opinião.
Os diretores sindicais cobraram dos representantes dos bancos a ultratividade, ou seja, que as empresas mantenham a vigência do contrato atual de trabalho caso as negociações venham a se alongar, mas nenhum deles assumiu qualquer compromisso.
Essa será a primeira campanha salarial após a entrada em vigor da nova Legislação Trabalhista, que dizimou os direitos dos trabalhadores brasileiros e vem forçando as categorias a endurecer nas negociações.
‘‘Os bancários precisam entender que as negociações serão muito mais difíceis por conta da Reforma. Então é preciso que haja uma adesão em peso para haver conquistas’’, lembrou Gilberto.
Após dois anos amordaçados devido ao acordo bianual fechado pela Contraf CUT em 2016, bancários de todo o país precisam se preparar para a guerra.
Sem apoio jurídico da CLT, o acordo será proporcional à força de mobilização da categoria.
Além de evitar a perda de direitos históricos, os bancários precisam avançar em vários pontos, como a saúde dos trabalhadores, o fim do assédio moral e as demissões imotivadas. Vale lembrar que a lei da terceirização será outra grande vilã neste processo.
A FNOB exige 22% de reajuste salarial, a não aplicação da resolução 23 da CGPAR que vem interferindo nos planos de saúde dos trabalhadores, o fim do assédio moral, estabilidade no emprego, contratação de mais bancários (pelo fim da sobrecarga), isonomia e nenhum direito a menos!