Pesquisa revela números alarmantes sobre adoecimento mental entre bancários(as) do RN
16/05/22
A busca incessante e a pressão contínua para que se cumpram as metas é apenas um dos fatores que levam os bancários e bancárias do RN ao adoecimento mental. O aumento gradativo dos índices de afastamentos por problemas psicológicos nos últimos anos é preocupante.
O Sindicato dos Bancários do RN, em parceria com o Nostrum Instituto de Psicologia realizou entre 2020 e 2021 pesquisa para avaliar o contexto de trabalho e a incidência de transtornos mentais comuns nos trabalhadores e trabalhadoras de bancos.
O objetivo da pesquisa foi realizar um mapeamento-diagnóstico, com propósito de elaborar dados orientativos à promoção de saúde da classe.
Os detalhes e debates sobre o resultado da investigação serão apresentados à categoria e autoridades nesta terça-feira, dia 17 de maio, às 19h, no auditório do SEEB-RN, e contará com as presenças da Dra. Ileana Neiva Mousinho, Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT); Dra. Simone Medeiros Jalil, Juíza Titular da 1ª Vara do Trabalho de Natal (TRT) e da Dra. Alda Karoline Silva, Psicóloga responsável técnica pela pesquisa.
Na ocasião também será lançada uma cartilha informativa para ser distribuída entre os trabalhadores e trabalhadoras do setor. O impresso foi elaborado para reunir de forma clara e didática os números e a realidade apontados na pesquisa, a fim de chamar a atenção e exigir dos bancos políticas efetivas de prevenção, monitoramento e controle da saúde mental. Da mesma forma, reforçar o fim das metas abusivas, o consequente assédio moral e a pressão pelos resultados.