Notícias

Sindicato fecha prédio da Super e agência contra o desrespeito, filas, falta de empregados e GDP

25/10/22

O Sindicato dos Bancários do RN fechou o prédio da Superintendência e a agência Parque das Colinas, que funcionam no mesmo local, na manhã desta terça-feira, 25. O motivo é o aumento da demanda dos empregados aumentando a superlotação e a sobrecarga de trabalho, bem como o abuso na cobrança de metas através do GDP. A abertura da agência só deve ocorrer a partir do meio-dia.

 

*Entenda*

                A Caixa foi o banco que arcou sozinho com quase todo o pagamento de benefícios sociais durante e após o pior período da pandemia de Covid-19. Neste tempo, empregados da Caixa e clientes morreram pela contaminação ocorrida em suas dependências e incontáveis pessoas foram contaminadas. Os bancários trabalharam sem parar, muito mais horas do que sua jornada, inclusive aos sábados. Era necessário ter havido a contratação de milhares de novos trabalhadores, mas isso não aconteceu. O resultado foram filas gigantescas, com as pessoas passando horas de pé, no sol, na chuva e sendo humilhadas e contaminadas.

Quando parecia que isso tinha diminuído, o governo Bolsonaro, em mais uma medida demagógica às vésperas da eleição, lançou o empréstimo consignado sobre o Auxílio-Brasil, com juros abusivos de 3,5% ao mês. Isso significa que o beneficiário pelo auxílio, que já não tem recursos, poderá obter um empréstimo de pouco mais de R$ 1000, pagando quase R$ 3000 ao final do empréstimo. Isso é uma exploração absurda! Não bastasse tomar dinheiro de quem quase não tem nada, este abuso está sendo feito às custas do trabalho dos bancários da Caixa, mais uma vez. O resultado é que voltaram as filas dando volta nos quarteirões, a humilhação e o desrespeito generalizado com os clientes. É urgente a contratação de mais empregados!

*RN abre agências e não contrata ninguém*

            No RN, o déficit de empregados é de mais de 200 bancários. E há aprovados no último concurso esperando para ser chamados. A Caixa, porém, só mente e enrola! O ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, demitido por ser assediador sexual e moral, prometeu 3000 novas contratações, que não existiram. No RN, além de faltar pessoal para as agências que já existem, haverá a inauguração de novas unidades nas cidades de Parelhas e Lagoa Nova. E ninguém novo até agora foi contratado para elas; nem há previsão para isso. É um escândalo. Pode ser que estas agências abram com empregados retirados de outras unidades, piorando ainda mais o que já é péssimo.

*Caixa explora e adoece os empregados*

            Não bastasse arrochar salários (os empregados não receberam sequer a reposição da inflação neste ano) e adoecer os bancários com tanto trabalho, extrapolação da jornada, assédio moral e metas abusivas, que tornam o ambiente de trabalho insuportável, a Caixa agora resolveu espremer ainda mais seus gerentes e empregados. A GDP, instrumento que estipula metas de venda de consórcios, previdências, seguros, etc., é estabelecida de cima para baixo, muitas vezes sem diálogo, forçando os bancários a tentar “vender” somas impossíveis. O resultado é o adoecimento dos bancários, um ambiente de medo e ameaças; e clientes sendo coagidos a adquirir “produtos” que não desejam ou pelos quais não têm condições de pagar.  É exploração dos clientes e dos trabalhadores. Isso também tem que acabar!

            Nós defendemos a extinção do GDP! A Caixa sempre deu lucro e pode bater metas sem este instrumento. As metas, aliás, além de terem objetivos econômicos, devem ter objetivos sociais, de número de atendimentos, redução das filas e diminuição dos juros e inadimplência, com crédito barato sendo oferecido a quem realmente precisa.