Notícias

EM DEFESA DA VIDA DAS MULHERES: PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, CONTRA AS GUERRAS, VIOLÊNCIAS E PRIVATIZAÇÕES

12/03/24

O Sindicato dos Bancários do RN engrossou a manifestação ocorrida nessa sexta-feira (08) em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O cortejo contou com Ato Político Cultural e foi organizado por Movimentos de mulheres, entidades e centrais sindicais se concentrou em frente ao Banco do Brasil (av. Rio Branco) e seguiu até a Praça Cívica com Batucadas e Fanfarras feministas e com shows da Zamberacatu, Batuque de Mulheres, Quilombo de Acauã e Mulherio das Letras.
 
Este ano, durante as plenárias de organização as mulheres definiram as principais reivindicações: “Em defesa da vida das Mulheres, pela legalização do aborto, contra as guerras, as violências e as privatizações”.
 
As mulheres são diretamente afetadas pela ausência de políticas públicas, de conflitos armados, guerras e violências cada vez mais frequentes em nossos dias e no cenário internacional atual.
 
Há um genocídio em curso na Palestina em que mulheres, crianças e idosos são as maiores vítimas. O movimento político da ultradireita no país tem avançado cada vez mais o processo de  privatizações em serviços básicos e nas empresas estatais. E Simone de Bevouir já avisava há quase um século “Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”. 
 
A luta pela igualdade se dá em todas as esferas da vida das mulheres. No trabalho a jornada é tripla, salários até 40% menores que os de homens na mesma função. Na vida, a sociedade acha que pode nos cobrar por nossos corpos, enfrentamos assédio e, apesar de todos os avanços dos últimos anos, os números de feminicídios só aumentam. Somente ano passado foram quase 1.500 mulheres assassinadas apenas por serem mulheres. É preciso das um basta em todos os tipos de violências que sofremos, aqui, nos bancos ou em qualquer lugar do mundo.