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As inscrições para o Concurso de Fotografias 2025 estão abertas!

17/07/25

Com o tema "Um olhar sobre a história do nordeste, nosso concurso fotográfico de 2025 está com inscrições abertas. Leia o regulamento abaixo e confira o link de inscrição:
 

1. PARTICIPANTES:
1.1. Estão habilitados a participar os(as) bancários(as) associados da ativa e aposentados(as), pertencentes à base territorial do SEEB-RN.
1.2. É vedada a participação de diretores(as) do Sindicato.


2. TEMA:
2.1. Tema: “UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DO NORDESTE”.
2.2. O tema do concurso busca capturar, por meio da linguagem visual da fotografia, a riqueza histórica e cultural do Nordeste brasileiro, incentivando fotógrafos a explorarem narrativas que traduzam a identidade, a memória e as transformações dessa região ao longo do tempo. As fotografias deverão provocar reflexão, emoção e reconhecimento da diversidade da história e cultura do Nordeste, valorizando sua importância para os brasileiros e para o mundo.  Os participantes são encorajados a pesquisar previamente contextos históricos e culturais, buscando perspectivas criativas, que superem os clichês da fotografia.
2.3. Estão incluídos dentro do tema os seguintes gêneros fotográficos:

· 
Paisagens, lugares, locais e espaços que contenham elementos de referência histórica ou cultural típicos do Nordeste;
· 
Arquiteturas, monumentos e objetos que simbolizem a história do nordeste ou que referencie a cultura Nordestina;
· 
Eventos festivos públicos, culturais ou comemorativos, tipicamente do Nordeste;
· 
Imagens com pessoas, fora do contexto público, em destaque ou em primeiro plano não serão aceitas em prol da proteção do direito de imagem (artigo 5o, inciso X da Constituição Federal);
· 
Qualquer outro gênero, terá sua validação de referência ao tema, definida pela comissão julgadora.

3. INSCRIÇÃO:
3.1. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente por formulário eletrônico via link anexo divulgado nas redes sociais, site e mensageiro (WhatsApp) do Sindicato dos Bancários RN bem como no jornal Luta Bancária;
3.2. O participante deve se inscrever usando seu endereço de e-mail pessoal;
3.3. Os trabalhos devem ser enviados por meio do link de inscrição disponibilizado, conforme item 3.1 deste regulamento, até às 23:59h do dia 15 de agosto de 2025, seguindo os seguintes parâmetros:
        3.3.1.   A ficha de inscrição disponibilizada via formulário eletrônico do Google Forms deve conter as seguintes informações:

-
   Nome completo do participante;
-
   Endereço completo;
-
  Telefone;
-
   E-mail;
-
  Chave PIX para pagamento do prêmio dos ganhadores;
-
   Banco;
-
   Agência;
-
  Pseudônimo;
-
   Título de cada foto;
-
   Local e data de cada foto;
-
   História das imagens (resumida em até 3 linhas);

       3.3.2. As imagens anexas devem estar nomeadas com o respectivo título da obra;
3.4. O encaminhamento do trabalho implica na autorização do uso das imagens para sua eventual publicação e/ou divulgação por parte do Sindicato.


4. CRITÉRIOS DAS IMAGENS:
4.1. As fotos devem ser de autoria própria e inéditas, não tendo sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação, exposição, publicação e participação em qualquer outro concurso antes de sua inscrição no Concurso Fotográfico dos Bancários 2025;
4.2. Cada participante poderá inscrever até 02 (duas) fotografias autorais;
4.3. Cada arquivo de fotografia deve estar em resolução mínima de 8 MP;
4.4. Serão aceitas imagens produzidas por câmeras de celulares, câmeras compactas, câmeras de uso profissional ou qualquer outro equipamento fotográfico convencional que seja operado exclusivamente nas mãos do fotógrafo;
4.5. É vedada imagens produzidas por drones ou qualquer outro sistema remoto que exclua a operação manual direta do equipamento fotográfico, imagens com manipulação digital que altere a natureza de seu conteúdo ou produzidas e/ou editadas por IA;


5. JULGAMENTO:
5.1. A seleção e premiação das fotografias serão realizadas por uma Comissão Especial composta por 03 (três) componentes, selecionados pela diretoria do Sindicato.
5.2. A divulgação dos componentes julgadores ocorrerá junto a divulgação das imagens vencedoras;
5.3. Cada componente da comissão julgadora irá atribuir a cada imagem, uma nota relacionada ao quesito de sua competência e a somatória das notas definirá o ranking;
5.4. O julgamento das imagens deverá seguir os seguintes critérios:
            5.4.1. Originalidade da obra;
            5.4.2. Qualidade técnica;
            5.4.3. Relação entre a estética e a história da obra;
5.5. Serão desclassificadas imagens que não apresentem relação com o tema do concurso ou que estejam em dissonância com os critérios de qualificação;
5.6. As imagens selecionadas como vencedoras ou menções honrosas passarão por análise digital para validação de sua autenticidade;
5.7. A decisão do júri é soberana, não sendo admitido recurso.


6. PREMIAÇÃO:
6.1. Serão classificados 03 (três) trabalhos de fotografia com a seguinte premiação:

1º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais);
2º lugar: R$1.800,00 (mil e oitocentos reais);
3º lugar: R$1.500,00 (mil e quinhentos reais).

6.2. Serão indicadas até 03 (três) fotografias com Menção Honrosa.
6.3. No dia 29/08/2025, será divulgado o resultado. Nessa mesma data, a partir das 20h, será feita a premiação, na Área de Lazer do Sindicato, situada na Rua Maria de Jesus Nunes de França, nº 541, no Bairro de Nova Parnamirim.


7. DISPOSIÇÕES GERAIS:
7.1. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos aos participantes, os quais autorizam o Sindicato a publicar, divulgar e reproduzir os trabalhos, selecionados ou não, sob a forma que julgar conveniente, como também renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais.
7.2. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela diretoria do Sindicato.
7.3. A inscrição configura a concordância do participante com o presente Regulamento.

LINK PARA INSCRIÇÃO
Inscreva-se para o Concurso Fotográfico 2025 clicando aqui.