Notícias

De Izadora ao Caos: inspirado no Manguebeat, bancário lança romance ambientado na periferia de Natal

10/09/25

Advogado do Banco do Nordeste e bancário sindicalizado em Natal, Brunno Mariano Campos acaba de lançar seu novo livro, De Izadora ao Caos, publicado pela Editora Libertinagem (SP). A obra já disponível em pré-venda e marca a consolidação de sua trajetória literária, iniciada com Exortações de um Maldito .
 
O romance mergulha no realismo sujo, trazendo à tona personagens que vivem o conflito entre fé e violência, esperança e opressão. Ambientado na periferia de Natal, o enredo aborda a radicalização e os embates entre estudantes e líderes religiosos. Mulheres fortes, jovens combativos e lideranças contraditórias transitam pelas páginas do livro, refletindo figuras que poderiam estar nas ruas e becos de qualquer cidade nordestina.
 
Nascido em Belém do Pará, em 1980, Brunno foi criado em São Paulo do Potengi e também viveu na Cidade da Esperança, periferia de Natal. Essas experiências, marcadas pela desigualdade, violência e resistência, moldaram seu olhar literário e conferem autenticidade à narrativa.
 
A obra dialoga com o espírito do Manguebeat, movimento cultural pernambucano dos anos 1990 que misturou maracatu, rock e música eletrônica para retratar a vida nos mangues urbanos. Assim como Chico Science e Nação Zumbi fizeram da lama sua força criativa, De Izadora ao Caos transforma a lama social e política em matéria-prima de literatura, misturando vozes, estilos e resistências.
 
“Escrevi este livro em plena pandemia, extravasando sentimentos e colocando no papel o que via e sentia. Vi mulheres fazendo a diferença, jovens combativas, de rosto erguido, enfrentando um mundo sufocante, pesado, mas que precisava ser desafiado. É uma obra dura, realista, mas também feita de esperança e resistência”, afirma o autor.
 
O livro pode ser adquirido no site da Editora Libertinagem clicando AQUI

Sobre o autor
Brunno Mariano Campos é advogado há duas décadas, formado pela UFRN. Já foi servidor público do TJ/RN, advogado da Petrobras e, atualmente, atua no setor jurídico do Banco do Nordeste, sempre aprovado em concursos públicos. É casado e pai de três filhos.