Notícias

Contra a prática antissindical do Banco do Nordeste e a ingerência da Contraf-CUT

19/09/25

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte manifesta seu mais veemente repúdio às práticas antissindicais do Banco do Nordeste (BNB), que vem descumprindo um direito constitucional elementar: a garantia da autonomia sindical e da liberação de dirigente para o exercício de suas atividades em defesa da categoria.
 
Assim como ocorre no Sindicato dos Bancários do Maranhão, o SEEB/RN não tem acesso à liberação de diretores do BNB para atuação sindical. No atual Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho que trata da Auto Regulação Sindical, apresentado pelo BNB, foi suprimido o texto relativo à liberação de dirigentes tanto para o RN quanto para o MA, por isso, ressaltamos que nosso sindicato e o Maranhão, não assinamos esse acordo. Dessa forma, nossa autonomia não é respeitada. A decisão sobre quem pode ou não ser liberado é transferida em última instância para a Contraf-CUT, em total ingerência sobre a soberania dos Sindicatos.
 
É inaceitável que uma empresa administrada pelo governo Lula pratique perseguição, e ainda por cima com a cumplicidade da Contraf. Tal prática acarreta no impedimento dos sindicatos em exercer sua função histórica, que é lutar cotidianamente em defesa dos direitos da categoria bancária.
 
O SEEB/RN denuncia este ataque à organização sindical e reafirma que não aceitará que o BNB ou qualquer entidade interfira naquilo que compete exclusivamente aos trabalhadores e seus sindicatos.
 
Exigimos o imediato respeito à autonomia sindical, à soberania das entidades representativas e à plena garantia de liberação dos dirigentes para o exercício da atividade sindical.