Notícias

Sindicato protesta contra demissões no Itaú e alerta para impacto dessa política no atendimento

01/10/25

O Sindicato dos Bancários do RN fez um protesto na manhã da terça-feira (30/09) em frente ao Itaú da Av. Rio Branco, em Natal. A manifestação denunciou as demissões em massa que vêm ocorrendo no banco e alertou para o impacto dessa política no atendimento ao público.

"É um ato contra as demissões desse banco. Um banco que explora, que lucra bilhões, mais de 40 bilhões de lucro só no ano passado. Só em setembro, de uma vez só, foram demitidos mil bancários em São Paulo. Então, a gente está aqui dizendo não às demissões do Banco Itaú. Não às demissões dos bancos privados. Não ao fechamento de agência.", denunciou Eduardo Xavier, diretor do sindicato.

No início de setembro, em São Paulo, cerca de mil bancários e bancárias que atuavam no Centro Tecnológico (CT), no CEIC e na Faria Lima, em regime híbrido ou remoto, foram demitidos sumariamente, supostamente por baixa produtividade. As demissões ocorreram sem qualquer aviso aos trabalhadores ou diálogo com o movimento sindical, em um claro desrespeito aos direitos trabalhistas e à representação da categoria.

Nos últimos 12 meses, o Itaú já havia eliminado 518 postos de trabalho. Ao mesmo tempo, a instituição registrou no último semestre um lucro superior a R$ 22,6 bilhões, fixando-se como o maior banco do país em ativos.

Durante o ato, o sindicato também recebeu a informação de que a agência da Av. Rio Branco passará por uma mudança em outubro. O banco vai retirar os caixas e deixar apenas o autoatendimento. Mais uma medida que prioriza a redução de custos e o aumento dos lucros, em detrimento das necessidades das pessoas.

"É um ataque coordenado, que existe independente de governo, quer seja Lula, quer seja Bolsonaro. Esse é um ataque do banco contra a população e os trabalhadores, com a conivência dos governos. Mas nós não vamos aceitar, vamos enfrentar.", destacou Alexandre Candido, coordenador do SEEB/RN.